quinta-feira, 31 de março de 2011

Mutirão realiza cirurgias de mão gratuitas em crianças e jovens com paralisia


Da Redação do pe360graus.com
Foto: Reprodução/TV Globo

Estão abertas as inscrições para triagem da 14ª Missão Humanitária do Instituto SOS Mão Criança. O projeto vai selecionar crianças, jovens e adultos portadores de espasticidade e tetraplegia, paralisias causadas por lesões cerebrais e na medula, respectivamente. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (81) 3087-9595.

As consultas são gratuitas e ocorrem a partir das 8h da próxima sexta-feira (1º) e no dia 8 de abril na sede do SOS Mão Recife, que fica na Rua Minas Gerais, 82, Ilha do Leite, Recife. O mutirão de cirurgias, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, será realizado entre os dias 14 e 16 de abril.
 

“Espasticidade é a sequela de uma doença chamada Enfermidade Motriz Cerebral, mais conhecida como paralisia cerebral. Afeta crianças durante a gravidez, no parto ou depois”, explica o médico Rui Ferreira. “Já a tetraplegia é uma lesão na medula, que afeta pessoas que sofreram qualquer trauma, como balas e acidentes”, completa o médico.

As consultas do mutirão vão atender pacientes de 0 a 15 anos, portadores de espasticidade; no caso de tetraplégicos, serão aceitos pacientes com até 40 anos de idade.

De acordo com o especialista, a cirurgia visa proporcionar ao paciente uma independência maior para as atividades. “Nós procuramos dar as funções vitais para o paciente, independência para comer, se vestir, fazer asseio. Para os tetraplégicos conseguirem sair da cadeira de rodas e fazer as coisas independentemente de outras pessoas”, diz.

O atendimento aos pacientes selecionados vai ser feito por uma equipe internacional de médicos: a médica e presidente da Sociedade Francesa de Cirurgia da Mão, Caroline Leclerq, da França; o chefe do Serviço de Membro Superior da Universidade de Standford, Califórnia, Vincent R. Hentz; e os neuro-ortopedistas Eduardo Tamblay e Verônica Abdala, da Universidade do Chile.

SERVIÇO:
Triagem da 14ª Missão Humanitária SOS Mão

Dias 1º e 8 de abril, a partir das 8h
SOS Mão Recife – Rua Minas Gerais, 82, Ilha do Leite, Recife
Inscrições gratuitas pelo telefone 3087-9595
Mutirão de cirurgias: De 14 e 16 de abril

Nenhum comentário: