segunda-feira, 9 de maio de 2011

HÁ 68 ANOS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO COMPLETAVA 100 ANOS DE ELEVAÇÃO DE VILA A CIDADE


Na última sexta feira VITÓRIA DE SANTO ANTÃO COMPLETOU 168 ANOS DE ELEVAÇÃO DE VILA À CIDADE, por conta das chuvas atrasamos essa postagem, por isso pedimos desculpas aos nossos leitores, a cobertura das enchentes foi prioridade.
06 DE MAIO-DIA DO CENTENÁRIO
Cônego Américo Pita
Às 10 horas, na MATRIZ DE SANTO ANTÃO, o CÔNEGO AMÉRICO PITTA, PÁROCO. Celebrou solene Missa Cantada, em ação de graças. Ao Evangelho, o padre JOÃO COSTA, grande orador sacro e filho da VITÓRIA, pronunciou belíssima oração congratulatória.

Agamenon Magalhães,
ex-governador de Pernambuco
Às 11 horas, chega à cidade o Dr. AGAMENON MAGALHÃES, INTERVENTOR FEDERAL NO ESTADO, sendo recebido pelas autoridades e pessoas gradas e saudado pelo Dr. TERTULIANO VIEIRA BRASIL, PROMOTOR PÚBLICO DA COMARCA. Agradecendo, S. Excia. Teve palavras altamente honrosas para com a terra e o povo vitoriense. Da comitiva oficial faziam parte os Drs. ARNÓBIO TENÓRIO E
GERCINO DE PONTES, respectivamente secretários do INTERIOR E DA AVIAÇÃO.


HOTEL FORTUNATO
Após breve descanso, dirigiram-se todos ao HOTEL FORTUNATO, onde as classes produtoras do município ofereceram ao Sr. INTERVENTOR FEDERAL um banquete de 100 talheres, no qual o prefeito municipal interpretou os sentimentos dos vitorienses, tendo o Dr. AGAMENON respondido, agradecendo e enfocando aspectos bem interessantes da vida e da economia da VITÓRIA.
Logo após, visitou S. Excia. A EXPOSIÇÃO MUNICIPAL, apreciando os diversos STANDS, sobre os quais manifestou a melhor impressão.

Às 16 horas, presentes o Sr. INTERVENTOR e todas as autoridades, em grande concentração popular, foi inaugurado o monumento comemorativo do centenário da cidade, na PRAÇA DUQUE DE CAXIAS, sendo orador oficial o escritor e jornalista vitoriense Dr. Célio Meira, representante do INSTITUTO ARQUEOLÓGICO PERNAMBUCANO.
Em seguida, desfilaram as escolas até a igreja Matriz, onde se realizou solene TE DEUM, em ação de graças, tendo o padre FÉLIX BARRETO pronunciado bela oração gratulatória.
Às 22 horas, na sede do CLUBE XVI, realizou-se o baile de gala oferecido pela sociedade vitoriense às autoridades e aos visitantes ilustres, tendo tocado a orquestra do JAZZ BAND ACADÊMICA, DO RECIFE.
FONTE/ Texto: ARAGÃO, José de. História da Vitória de Santo Antão


POR JOHNNY RETAMERO

Nenhum comentário: