domingo, 1 de maio de 2011

HÁ 68 ANOS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO COMPLETAVA 100 ANOS DE ELEVAÇÃO DE VILA A CIDADE


O CENTENÁRIO DA ELEVAÇÃO DA VILA A CIDADE
PARTE 1
De 1ª a 6 de maio de 1943, foi solenemente comemorado o centenário da elevação da VILA DE SANTO ANTÃO à categoria de cidade com o nome de CIDADE DE VITÓRIA.
“O VITORIENSE”, edição de 15 de maio, sobre o programa executado:

Cônego Américo Pita
















1ª DE MAIO- Missa campal, às 06 horas, ao pé do monumento das TABOCAS, com a locução ao Evangelho pelo CÔNEGO AMÉRICO PITTA, Vigário da freguesia. Logo após, realizou-se imponente desfile do qual participaram as associações religiosas, as sociedades beneficentes, o sindicados dos empregados na indústria de panificação, os centros educativos operários, os operários da fábrica Hércules e dos engarramentos de bebidas, num total de mais de mil pessoas, homenageando o “DIA DO TRABALHO”.

Prefeito José Aragão















Na PRAÇA DIOGO DE BRAGA, o prefeito do município, PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO, saudou o operariado. Na PRAÇA 03 DE AGOSTO, no retorno, o Sr. IRINEU MACIEL, agradeceu, em nome da SOCIEDADE “AMOR E TRABALHO”.


Às 14 horas, em sessão magna, a sociedade beneficente AMOR E TRABALHO inaugurou sua sede própria. Às 17 horas, foi oficialmente inaugurada a EXPOSIÇÃO MUNICIPAL, cujos “STANDS” estavam dispostos na PRAÇA DOM LUÍS DE BRITO, onde a prefeitura fez construir vasto pavilhão de alvenaria, com 16 salões, cortando a fita simbólica o Dr. JOSÉ MARIA CARNEIRO DE ALBUQUERQUE, representante do INTERVENTOR FEDERAL, presentes altas autoridades e inúmeras pessoas.
Às 20 horas, no CINE-TEATRO DIOGO DE BRAGA, realizou-se o espetáculo de gala oferecido pela “TUNA PORTUGUESA”, do RECIFE, em homenagem à cidade. Sendo encenada a peça “OS DEGREDADOS”.

Na PRAÇA DA MATRIZ (DOM LUÍS DE BRITO) começaram os festejos populares, animados por um parque de diversões e pelo TEATRO POPULAR, que se apresentou durante as seis noites, exibindo-se artistas de renome da Capital.
CONTINUA...

FONTE/TEXTO: ARAGÃO, José de. História da Vitória de Santo Antão-Volume 2




POR JOHNNY RETAMERO

2 comentários:

Anônimo disse...

Da pra ver, o quanto Vitória evoluiu nesses anos.Com chegadas de fabricas,lojas etc.Nossa cidade está de parabéns.

Prof° JOHNNY RETAMERO parabéns
Idalva 1°'D'NOITE
Weigelia galvão.

Anônimo disse...

professor achei bem interessante a história de vitória eu não sabia que tinha tido isso tudo mais hoje em dia não tem mais essas coisas neh não vemos mais os teatros a não ser que você faça nas escola a praça mesmo da matriz pelo que vi na foto era muito bonita mais hoje esta daquele jeito mais é muito comovente a historia da cidade mais mesmo assim a nossa cidade cresceu
Tamires Manuela
1°c noite magistério