sábado, 5 de novembro de 2011

O CEMITÉRIO SÃO SEBASTIÃO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - 136 ANOS DE HISTÓRIA E A MUITO SEM CONDIÇÕES DE PRESTAR UM BOM SERVIÇO A POPULAÇÃO.


PARTE 2 - FINAL

INAUGURAÇÃO

Afinal, após dois anos e um mês de trabalho, a Câmara inaugurava o novo Cemitério Público, no domingo 09 de maio de 1875, às 16 horas, presentes todas as autoridades, as cinco Irmandades religiosas da paróquia, duas bandas de música e considerável massa popular.

O vigário Cônego Antônio Pinto de Abreu oficiou a bênção do campo santo e o lançamento da pedra fundamental da capela.
Era o coroamento dos esforços ingentes dos vereadores, satisfazendo a um dos mais justos anseios e das mais prementes necessidades da população.

HOMENAGEM AO JOÃO FLORENTINO DE GOES CAVALCANTI

Na sessão de 17 de maio, a Câmara aprovava um voto de louvor e agradecimento especial a JOÃO FLORENTINO DE GOES CAVALCANTI, seu Procurador, e lhe doava um terreno para construir um mausoléu para a sua família, por haver o mesmo Procurador traçado a planta e dirigido todo o trabalho da construção do cemitério gratuitamente.
Já então havia sido aprovado o Regulamento do Cemitério, com 64 artigos, admirável trabalho cuja cópia é conservada no IHGVSA.

O primeiro administrador foi JOSÉ D’OLIVEIRA MACIEL REGO BARROS, fundador de “O LIDADOR”, percebendo 400$000 anuais; como guarda, designou-se JOÃO DE SANTANA, com a diária de 1$000.

AMPLIAÇÕES DO CEMITÉRIO

Na administração municipal do Cel. SEBASTIÃO CARNEIRO DA CUNHA (1937-1942), demolida a antiga casa da administração, foi incorporada ao Cemitério boa área do terreno que lhe ficava fronteiro, construindo-se, ao lado do portão principal, nova casa para o administrador e um necrotério. Recebeu, desde então, o nome de Cemitério São Sebastião.

Na administração JOSÉ ARAGÃO, a prefeitura construiu a alterosa capela, sobre os alicerces traçados 70 anos antes, também consagrada a São Sebastião, embora, pelo Regulamento de 1875, devesse ter sido NOSSA SENHORA DA BOA MORTE a homenageada. A inauguração da capela se deu a 02 de novembro de 1943.

Na administração do prefeito MANOEL DE HOLANDA CAVALCANTI (1951-1955), recebeu o cemitério considerável aumento, ao lado direito, onde a prefeitura fez construir nova ordem de catacumbas.

O CENTENÁRIO DA INAUGURAÇÃO DO CEMITÉRIO

Foi solenemente comemorado, a 09 de maio de 1975, pelas autoridades e pelo INSTITUTO HISTÓRICO, com missa campal, em frente à Capela, inaugurando-se, logo após, uma placa comemorativa numa das colunas que sustentam o portão, e outra no mausoléu de JOÃO DE GOES, ao lado da capela.

A noite, no INSTITUTO HISTÓRICO, houve sessão magna em homenagem à memória de mais de 100.000 pessoas cujos restos mortais repousam no cemitério erguido no antigo sítio da CRUZ DAS ALMAS, conservado e reverenciado com o maior carinho pelo povo vitoriense.

FONTE: HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, LIVRO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO.

POSTADO POR JOHNNY RETAMERO


FOTOS DE ORLANDO LEITE

Nenhum comentário: