quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

HÁ 11 ANOS, É DEFINIDA A DATA DE FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO


HÁ 387 ANOS A CIDADE DE BRAGA ERA FUNDADA (17 de Janeiro de 1626).


Introdução

No Tricentenário da Fundação do Município da Vitória( 01 à 03 de Agosto de 1926 ), houve várias comemorações cívicas-religiosas. Em uma delas em frente ao monumento do Anjo, foi colocado placas, onde a Praça passaria a se chamar 03 de agosto. 

A partir daquela, data o 03 de agosto, passa a ser a data de fundação da Vitória. Porém era necessário com o passar dos anos elaborar um projeto de lei, para que, a data fosse oficial, além de acabar com as confusões que dois fatos históricos no mesmo dia causavam, a fundação da Vitória e a Batalha dos Monte das Tabocas. Isso só foi concretizado em 2002, após consulta ao IHGVSA que é o guardião da nossa histórica. (Professor Johnny Retamero )
Sede do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão
A narrativa dos dados referentes à fundação do nosso município em 1626 não registra a data do evento. Em face da tradição mencionada na HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO de que DIOGO DE BRAGA, ao se instalar neste município, promovia todos os anos uma procissão conduzindo a imagem de SANTO ANTÃO, sempre no dia 17 de Janeiro, desde o ano de 1626, a diretoria do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO, após proceder outras pesquisas, deliberou aprovar, por convenção, a indicação do dia 17 de Janeiro para fixação da data oficial de fundação do município vitoriense.

Dr. Manoel de Holanda Bastos
A mensagem apresentada pelo INSTITUTO HISTÓRICO através de um oficio envido à Câmara de Vereadores, foi confiada ao vereador Dr. Manoel de Holanda Bastos, sócio daquela Instituição.

Bel. José Aglaílson Querálves
No dia 26 de agosto de 2002, tendo em vista o decreto da Câmara de Vereadores, o prefeito do município, Bel. José Aglailson Querálves(sócio Benemérito do Instituto Histórico) sancionou a Lei n° 2.949/2002, fixando o dia 17 de Janeiro como data oficial da fundação do município da Vitória de Santo Antão.

Obs: Portanto nós temos 03 datas importantes na história do nosso município:

* 17 de Janeiro de 1626- Fundação do Município da Vitória de Santo Antão( Celebração do Padroeiro, Santo Antão);

* 03 de Agosto de 1645- Batalha entre lusos e brasileiros contra os holandeses, no Monte das Tabocas e;
               
* 06 de Maio de 1843 - Elevação  da Vila de Santo Antão à cidade da Vitória.

Fonte: História da Vitória de Santo Antão- volume 4

          João Álvares, Pedro Ferrer, Diva Holanda e Lucivânio Jatobá

          Postado por Johnny Retamero

Nenhum comentário: