quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

HÁ 70 ANOS NASCIA O IDEALIZADOR DA BANDEIRA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE






FOTO DE ROMERO CONOLLY - A DIREITA O FILHO DE ROMERO AGRADECENDO EM NOME DA FAMÍLIA, A HOMENAGEM DOS ALUNOS DO COLÉGIO COMERCIAL E WEIGÉLIA GALVÃO

ROMERO CONOLLY nasceu em Recife-PE (por um capricho do destino pois quem podia ia ter o filho no Recife) no dia 09 de janeiro de 1943 e viveu em Vitória de Santo Antão até 1993, cidade distante 51km do Recife, localizada na Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco.

Era o quinto dos sete filhos de D. HILDA DE MENEZES CONOLLY e de RUY CONOLLY, mais conhecido por “Dr. ROMERO” da Cerâmica Conceição, professor por excelência, fazendo amante da sua Riachão(Fazenda), situada no pé da Serra das Russas e servidor público( concurso – 1988) da Secretária da Fazenda de Pernambuco.

Foto do Carnaval de 1974(Jornal a Verdade )-Ao fundo a Movelaria da Família Conolly-Praça Duque de Caxias.
Conclui seus primeiros estudos no curso primário com a Professora Maria Aragão, na ESCOLA ATENEU SANTO ANTÃO, depois fez seus exames de admissão para o COLÉGIO 03 DE AGOSTO, seguiu para terminar os estudos no COLÉGIO NÓBREGA na Capital, onde terminou o curso com “distinção e louvor”, passou no vestibular para Engenharia Civil pela ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO – POLI, da UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.

Passa a exercer o magistério em escolas oficiais da sua cidade VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, na antiga ESCOLA AGROTÉCNICA (hoje INSTITUTO FEDERAL).
Foi um homem diferente, sem medo de ousar, de enfrentar desafios, estudioso da mitologia e astrologia, de natureza poética, o grande idealizador da BANDEIRA DO MUNICIPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, com confiança e criatividade acreditou em seus ideais e deixou sua marca onde passou.

Sua jovialidade, seu sorriso aberto e sua simpatia modificaram por completo a vida de muitas pessoas. Ele foi também um defensor das virtudes essências para o exercício dos valores humanos: a tolerância, o respeito à opinião divergente e, sobretudo, a paciência em fazer da vida uma grande jornada.

Soube exercer a autoridade de esposo, pai e amigo com muita efetividade, preservando sempre, com bem maior, a liberdade.

Em virtude da doença diabetes, ficou sem enxergar e sem andar, mas nunca perdeu seu humor e sua vontade de viver, quando nos deixou em 05 de outubro de 2002, depois de muito sofrimento, ficamos órfãos de um nordestino honesto, cabra macho e grande sonhador, amante dos boleros, valsas e muito amado por seus familiares.

BANDEIRA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Vitória de Santo Antão carecia de uma bandeira. A diretoria do Lyons sentindo  a lacuna tomou a iniciativa e seu Presidente Dr. ROMERO CONOLLY num lance de rara inspiração criou um belo pavilhão e aprovada pela Câmara dos Vereadores, através da lei 1521, em 14 de julho de 1972, no segundo mandato do prefeito JOSÉ AUGUSTO FERRER.


CAPA DO LIVRO DE PEDRO FERRER SOBRE JOSÉ AUGUSTO FERRER

SIMBOLOGIA DA NOSSA BANDEIRA:




OS DOIS LEÕES: A bravura dos pernambucanos;
A ESFERA ARMILAR: Nossa primeira arma;
A CRUZ DE MALTA: A origem portuguesa;
O SOL: Raios de liberdade;
O CÍRCULO VERMELHO: O meridiano imaginário;
OS LOUROS: Nossas vitórias;
AS TRÊS ARMAS: Homenagem às três raças que participaram da Batalha das Tabocas;
03 DE AGOSTO DE 1645: Reverência à Batalha do Monte das Tabocas;
06 DE MAIO DE 1843: Data da elevação à categoria de cidade;
O MONTE: Local da Batalha.

OS ALUNOS DAS ESCOLAS WEIGÉLIA GALVÃO E COMERCIAL PREFEITO JOSÉ JOAQUIM DA SILVA, HOMENAGEIA ROMERO CONOLLY, NO DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2011 NO IHGVSA.

VEJA AS FOTOS ABAIXO:



 

 


 Fonte: Texto oriundo da Família Conolly

 Postado por Johnny Retamero 

 Fotos: Everton Alambergue

Nenhum comentário: