quarta-feira, 31 de julho de 2013

Blog do Magno Martins: coluna da quarta feira

DILMA CEDE AO PMDB? - O PMDB chantageia Dilma. Ameaça se debandar da base, entregar os cargos e migrar para outro candidato a presidente em 2014. A convivência estressante entre o partido e o Governo chegou quase ao limite, ao ponto do PT mais radical tachar o vice-presidente Michel Temer de traidor e incentivador do litígio.

Um dia após a presidente reafirmar que não reduz o número de Ministérios, o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), apresentou projeto para limitar em 20 o número de pastas, hoje em 39.

Com a volta dos trabalhos do Congresso na semana que vem, essa crise tende a se agravar, embora apareçam os naturais bombeiros para apagar o incêndio.

Quem deve estar acompanhando de perto essa contenda e torcendo por desdobramentos catastróficos são os candidatos da oposição, especialmente o tucano Aécio Neves e o socialista Eduardo Campos. Ambos querem o apoio do PMDB, mesmo sabendo que se traduzirá num preço caro.

Segundo maior partido com tempo de televisão na propaganda eleitoral, o PMDB daria a Eduardo, por exemplo, o tempo que ele sonha para viabilizar sua candidatura presidencial.

Já Aécio, com o PMDB no seu balaio, passaria a contar com o maior tempo de televisão durante a campanha eleitoral, superando, inclusive, o tempo do PT.

Por isso mesmo, a presidente Dilma tende a ceder às chantagens do PMDB, que na prática quer mais cargos, mais ministérios e poder para fatiar entre os seus caciques, exercitando, assim, o que aprendeu com tanto afinco nos últimos anos: a prática exacerbada do fisiologismo.                                                

JOGO ZERADO – Diante da queda da presidente Dilma nas pesquisas, o sentimento em Brasília é de que o jogo de 2014 está zerado. “A eleição presidencial do ano que vem será uma eleição aberta. Qualquer um dos candidatos pode ganhar o pleito e chegar ao Planalto”, observa o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP). A mesma convicção tem o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), aliado de Eduardo. “As ruas tiraram o favoritismo de Dilma”, assinala.

DIA DE CÃO – Um dia após receber o governador e assinar o ingresso de Petrolina na repactuação da UPA regional, o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) enfrentou um dia de cão. O prédio da Prefeitura foi invadido, mais uma vez, pelos manifestantes do movimento “O Vale acordou”. O diálogo foi aberto, enfim, mas sem a certeza de que os protestos chegarão ao fim.


ESTADO BANCA - O secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira, explica que as UPAS regionais, como a de Petrolina inaugurada anteontem, foram construídas pelo Estado e 80% da sua manutenção serão bancados também pelo Estado, cabendo aos municípios uma participação de apenas 20%. Por isso, todos os prefeitos do São Francisco aderiram.

O GRITO MÉDICO – Para o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Mário Jorge, não é recuando na obrigatoriedade do formando em prestar dois anos de serviços ao SUS para receber o diploma que o Governo terá o apoio da categoria para o programa “Mais médicos”. “Nossa luta é pela melhoria de condições de trabalho”, resume.

SEM UNIDADE – Presidente municipal do PT no Recife, Oscar Barreto entende que a corrente de Humberto Costa, ao se antecipar ao anúncio do candidato à presidência estadual do partido, escolhendo o neomilitante Bruno Ribeiro, sinaliza que não deseja nem trabalha pela unidade partidária. “O momento não é o de impor nomes, mas de discutir a unidade”, prega.



CURTAS

QUEM TEM RAZÃO? – O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), anunciou um verdadeiro mutirão para desassorear a barragem de Brotas uma semana após o secretário de Recursos Hídricos, José Almir Cirilo, se negar a iniciar a empreitada alegando que, do ponto de vista técnico, seria melhorar esperar o açude secar.

LAMPIÃO NA TELA – O companheiro Adriano Roberto, que divide a bancada do Frente a Frente com este blogueiro, apresenta o seu primeiro curta - “Causos de Virgulino, Lampião na boca dos sertanejos” – no Festival de Cinema de Triunfo no próximo sábado. Tem todos os ingredientes para concorrer ao Oscar.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: João da Costa será o candidato ao comando estadual do PT contra Bruno Ribeiro, apoiado por Humberto e João Paulo?


"O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido". (Provérbios 12-1)

Nenhum comentário: