terça-feira, 30 de julho de 2013

Cinco presos por vender leite infantil com validade adulterada

Foto Ilustrativa da Internet
Cinco pessoas foram presas em flagrante na Região Metropolitana do Recife e Limoeiro na manhã desta terça-feira (30) por comercializar leites pediátricos com data de validade adulterada. A ação foi comandada pela Delegacia do Consumidor a partir de denúncias da fábrica dos produtos e de alguns consumidores que haviam se queixado sobre a qualidade do leite.

Os leites Nan e Nestogeno, ambos da Nestlé, eram comercializados em farmácias, que compravam os produtos com preços abaixo do mercado. "Eles vão responder. Quem compra um produto muito mais barato tem que desconfiar", disse o comissário da delegacia, Eduardo Jardim.

A investigações foram iniciadas há quatro meses, tendo sido vistoriados 50 estabelecimentos. A irregularidade foi constatada em farmácias localizadas nos bairros do Janga, em Paulista; Boa Viagem, na Zona Sul do Recife; Jardim Atlântico, em Olinda; Piedade, em Jaboatão dos Guararapes; e no centro de Limoeiro, Agreste de Pernambuco.

Apesar de terem que responder pelo crime contra a saúde, que prevê pena de até cinco anos de reclusão, Jardim afirma que os donos da farmácia não são os responsáveis pela adulteração. A Polícia Civil está investigando a quadrilha responsável pela alteração das datas de validade dos leites vencidos e tem fortes indícios das identidades dos seus membros.

As latas de leite foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística (IC), que deve confirmar a adulteração já verificada por representantes da marca. Além dos cinco detidos, outros quatro responsáveis pelas farmácias investigadas se apresentaram espontaneamente, mas também responderão ao processo. Os presos em flagrante serão encaminhados ao Centro de Observação e Triagem (Cotel).


Do NE10

Nenhum comentário: