terça-feira, 30 de julho de 2013

Em PE, agência reduz juros de financiamento para motofretistas


Começa na quinta-feira (1º), em Pernambuco, a fiscalização dos novos equipamentos de segurança das motos e motofretistas do estado. Para ajudar o trabalhador a adquirir todos os objetos necessários, um custo de pelo menos R$ 800 reais, a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe) reduziu a taxa de juros para empréstimos concedidos aos motofretistas. Agora, em vez de 0,65%, o trabalhador vai pagar 0,62% ao mês, através do Programa Moto Legal.

O Programa foi criado pela Agefepe para auxiliar os motoristas a se regularizarem e a regularizarem o veículo. O valor fornecido para a compra dos equipamentos pode chegar até R$ 5 mil reais para os entregadores de água e botijões de gás.

De acordo com o diretor-presidente da Agefepe, Agnaldo Nunes, os novos valores querem incentivar a regularização. "Ampliamos a facilidade para os profissionais das motos e reduzimos taxas de juros, além de dispensar o aval de terceiros", afirmou ele.

De posse de documentos como CPF, comprovante de residência, certidão de casamento e comprovante de rendimento, o motofretista deve comparecer à Agefepe e pode ter o crédito disponível em até 72 horas, com 12 meses para pagar.

A partir do mês de agosto, de acordo com as novas determinações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é preciso ter mais de 21 anos para trabalhar como motofretista, além de ter Carteira de Habilitação na categoria "A" há pelo menos dois anos, curso profissionalizante e registrar a moto na categoria aluguel, com placa vermelha. Também é necessário dispor de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como joelheira, cotoveleiras, antena corta-pipas, protetor de pernas e baú sidecar, no caso de quem transporta água e gás.

Quem estiver fora da Região Metropolitana do Recife pode entrar em contato com a agência pelo telefone (81) 3183.7458. A Agefepe fica localizada na Av. Agamenon Magalhães, 906, Espinheiro, Zona Norte do Recife.


Do G1 PE

Nenhum comentário: