quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Presos traficantes que usavam vaquejada como disfarce para o tráfico de drogas

Um dos chefes da organização, Cícero Bezerra da Silva, por exemplo, é proprietário de uma haras na cidade de Palmeira dos Índios/AL e recentemente
teria negociado um cavalo pelo valor de R$ 200 mil / Fotos: Polícia Federal/Divulgação
Na tentativa de disfarçar o ganho com o tráfico de drogas, uma das maiores quadrilhas de tráfico de crack do nordeste investia na compra de cavalos de raça para uso em circuitos de vaquejada em todo o país. A ação foi deflagrada nesta quarta-feira (17) pela Polícia Federal de Maceió/AL. A operação "Pedra 90" abrangia os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso e Pará. Com o lucro, os traficantes compravam bens de luxo, como carros importados, imóveis, haras e fazendas.

Um dos integrantes do grupo foi preso em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Rodrigo Ayres Neves, 31 anos, gerenciava e era responsável pela distribuição da droga. O homem foi autuado por tráfico interestadual de entorpecentes e associação criminosa. A pena pode chegar a 25 anos de reclusão. Rodrigo já fez exame de corpo de delito e encaminhado para o Sistema Prisional em Alagoas.

Cerca de 400 kg de crack foram apreendidos somente em
 Aracaju/SE, em menos de um ano de investigação
Além do tráfico de drogas, a quadrilha também atuava na lavagem de dinheiro. Os entorpecentes eram comprados em Mato Grosso e em seguida era distribuídos em todo o Nordeste. 

O termo "pedra 90" é uma gíria utilizada para denominar "pessoa legal". O grupo tentava transparecer como empresários bem sucedidos, principalmente no ramo da vaquejada. Um dos chefes da organização, Cícero Bezerra da Silva, por exemplo, é proprietário de uma haras na cidade de Palmeira dos Índios/AL e recentemente teria negociado um cavalo pelo valor de R$ 200 mil.

Até agora já foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão e um mandado de condução coerciva. Cerca de 400 kg de crack foram apreendidos somente em Aracaju/SE, em menos de um ano de investigação. Eliane Magalhães Dezan, Fábio Antônio Dezan, Greuber Aristóteles Ribeiro, Deivit Roberto Dezan e Marciliano Alves Fernandes e Nilo Soares também já foram presos em Aracaju/SE.


Do NE10

Nenhum comentário: