quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da quarta-feira

NO ATAQUE CONTUNDENTE: A passagem de Dilma ontem por Pernambuco atraiu um grande público, tanto em Petrolina, logo cedo, por onde a agenda teve início, quanto em Goiana e Recife. Em Goiana, Dilma e Lula estiveram primeiro na Fiat e depois seguiram para o comício regional, que atraiu aliados de vários municípios da região.

O locutor citou a presença de delegações de vários municípios da Zona da Mata e também do Agreste, mas o local não ficou lotado, como se esperava. Havia muitos clarões. A forte segurança e a demora na chegada de Dilma podem ter colaborado para isso. Mal-educados, seguranças chegaram a bater boca com populares.

Já no Recife, uma multidão acompanhou a caminhada até a Pracinha do Diário, fazendo barulho, num clima de muita euforia, deixando a cidade avermelhada. O comício reuniu, segundo a Polícia Militar, 52 mil pessoas.

Ele ocorreu após a caminhada saída da Câmara dos Vereadores, passando pela Conde da Boa Vista, Avenida Guararapes e culminando na Praça da Independência.

Coube a Lula um papel especial: o de atacar Aécio. Em Goiana, afirmou que o tucano não era um homem de respeito. No Recife, classificou Aécio de candidato dos banqueiros e afirmou ser filhinho de papai.

Lula chamou Aécio ainda de machista. O ex-presidente também atacou o candidato do PSDB, pela forma que critica a presidente Dilma.

“Ela aos 20 anos estava lutando pelo país. Ele (Aécio) aos 20 anos estava aprendendo a ser grosseiro a ser mal educado”, finalizou o petista. Já a presidente Dilma atribuiu ao PSDB uma terrível herança maldita e disse ter orgulho de Lula. “Um nordestino respeitado no mundo inteiro”, complementou.

O tom de Dilma foi mais ameno quando se referiu a Pernambuco. Na tentativa de recuperar os votos perdidos para Marina e Aécio no Estado, afirmou que, sendo reeleita, não irá discriminar o Estado nem tampouco o governador eleito Paulo Câmara, que hoje comanda a coligação que dá sustentação à candidatura de Aécio.

FATOR RIO – Os olhos de Dilma e Aécio estão voltados para o Sudeste, especialmente o Rio de Janeiro. A diferença entre a presidente e o tucano naquele Estado é de 12% nas contas petistas e de 10% nas dos tucanos. O objetivo dos petistas é chegar aos 15 pontos de diferença. O dos tucanos é reduzir a vantagem petista para cinco pontos. O Rio, segundo analistas, pode decidir a eleição.

SEM DEDO DE POLÍTICO – Em Petrolina, os políticos que apoiam a reeleição de Dilma não são responsáveis pelo grande público atraído para o ato de ontem. Na verdade, os louros vão para as centrais sindicais de trabalhadores, as cooperativas e, principalmente, a ONG Asa, que atua no semiárido.

FIAT NA PROPAGANDA – Dilma aproveitou a visita que fez, ontem, ao complexo industrial da Fiat, em Goiana, para gravar cenas para o programa eleitoral, aliás, os dois últimos, hoje e amanhã. Na fala, tanto quanto Lula afirmam que não fosse o esforço pessoal do Governo petista a montadora não teria escolhido Pernambuco para se instalar, mas a região Sudeste.

NAS RUAS – Enquanto Dilma e Lula faziam campanha, ontem, no Estado, o governador eleito Paulo Câmara (PSB) e o senador eleito Fernando Bezerra (PSB) foram a Arcoverde, terceiro maior colégio eleitoral do Sertão. Lá, deram entrevista à Itapuama FM, que retransmite o Frente a Frente. E depois participaram de uma carreata puxada pela prefeita Madalena Brito (PTB).

PASSOU DA CONTA – Lula foi a grande vedete da caravana eleitoral de Dilma, ontem, por Pernambuco. Mas exagerou na dosagem ao afirmar que a Transposição e Transnordestina já são uma realidade no Nordeste. Na verdade, a primeira anda a passos de tartaruga e a segunda, objeto de uma PPP (Parceria Público Privada), está parada.

CURTAS

SEM SOCORRO – Uma pessoa passou mal, ontem, no comício do PT em Goiana enquanto aguardava a chegada de Dilma devido ao forte calor. O locutor chegou a pedir uma ambulância ou o serviço do Samu, mas nem um socorro nem outro apareceu no local. A mulher tomou água e foi levada para a sombra.

NO SERTÃO– O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), que acumula a presidência da Amupe, fez, ontem, um ato em prol da candidatura de Aécio Neves. Já a carreata tucana em Arcoverde, com a presença de Paulo Câmara, atraiu prefeitos do Moxotó.

Perguntar não ofende: Pesquisa influencia o eleitor consciente?


'Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos'. (Provérbios 2-1)

Nenhum comentário: