sábado, 25 de outubro de 2014

Veja é proibida de fazer propaganda com capa que acusa Dilma e Lula

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu, em liminar, neste sábado (25), a Revista Veja de fazer propaganda da capa desta semana, em que a presidente candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), e o ex-presidente Lula (PT), são acusados pelo doleiro Alberto Youssef de ter conhecimento sobre o esquema de corrupção da Petrobras.

A publicação virou polêmica e piada nas redes sociais, além de ter provocado um protesto na sede da Editora Abril contra a Veja.

A decisão do ministro Admar Gonzaga, neste sábado, foi em resposta à representação da coligação Com a Força do Povo e de Dilma, alegando que a Veja tenta “influenciar o jogo eleitoral e prejudicar a candidata”. O grupo pede multa de R$ 1 milhão à revista, caso persista na divulgação desta polêmica edição.

Com a determinação, a revista não pode fazer publicação no rádio, na televisão, em outdoor e na internet por meio de propaganda paga. Segundo o ministro, a divulgação do conteúdo da Veja, negativo à presidente, “poderá acarretar prejuízo irreparável ao equilíbrio e lisura do pleito”. Para Gonzaga, a antecipação da edição em dois dias e a sua propraganda podem transformá-la em “panfletário de campanha”, o que ultrapassa a liberdade de expressão da revista.

Ainda de acordo com o ministro, a divulgação do conteúdo da revista em publicidade desrespeita a legislação que diz que a propaganda no rádio e na televisão se restringe ao guia eleitoral.

FACEBOOK - A Justiça Eleitoral tomou outra decisão favorável a Dilma. O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto determinou a página no Facebook “Voz Conservadora” de tirar do ar links de caráter agressivo à honra da candidata. Poucas horas depois da decisão, tomada em resposta à representação da coligação petista, a página não era mais encontrada na rede social.

De acordo com a ação do partido, uma das postagens teria afirmado que Dilma “seria responsável por formação de grupo terrorista, além da responsabilidade de assassinatos específicos”. Outra postagem afirmaria que a candidata “teria praticado crime de homicídio, capitulado no art. 121 do Código Penal”.

Blog de Jamildo 

Nenhum comentário: