terça-feira, 25 de novembro de 2014

Alerta para o surto da doença MORMO no Recife e RMR

Imagem ilustrativa da Internet
A Associação de Defesa do Meio Ambiente de Pernambuco (ADEMAPE) alerta para o risco de surto da doença MORMO nos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Altamente contagiosa e sem cura, ela pode ser transmitida por equinos para seres humanos.

O CVA do Recife foi acionado para resgatar um cavalo alojado em um terreno particular depois de ser tirado ruas, mas não estaria recebendo animais. Para o CVA de Jaboatão, foram recolhidos mais de 30 animais entre cavalos e jumentos, dois foram sacrificados por estarem com Anemia Infecciosa Equina e outros 14 teriam morrido, estando 16 em observação.

Os animais mortos estão sendo incinerados com queima de pneus no pátio do departamento, colocando em risco a saúde dos servidores. Além do crime ambiental, os animais depois de incinerados são levados para o aterro sanitário de forma irregular. Na manhã da próxima quinta-feira, a associação fará uma visita ao CVA de Jaboatão e à tarde, ao CVA do Recife para apurar as denúncias.

O Mormo ou lamparão, é uma doença infecto-contagiosa dos equídeos, causada pelo  Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia, etc. Os animais contraem o mormo pelo contato com material infectante do doente: pús; secreção nasal; urina ou fezes.

Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre de 42ºC, fraqueza e prostração; pústulas na mucosa nasal que se transformam em úlceras profundas com uma secreção, inicialmente amarelada e depois sanguinolenta; intumescimento ganglionar e dispneia.

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: